O Amor é irracional, quanto mais você ama alguém, menos tudo faz sentido!

sábado, 19 de março de 2011

O que fazer quando o coração fica dividido entre duas pessoas?

Relembrando a novela Passione, novela das 21h, da TV Globo, onde Diana (Carolina Dieckmann) casa com Gerson (Marcello Antony), mas seu coração ainda fraqueja por Mauro (Rodrigo Lombardi). Todo mundo já passou por uma situação assim: o Fulano é tão bonito, mas o Cicrano é tão inteligente. Ou: com o Joãozinho o sexo é sensacional, mas com o Zezinho o papo flui melhor! Ou ainda: tudo bem que o João Afonso é supercompanheiro, mas só o Ricardão faz meu mundo parar. O coração está dividido, você fica sem saber para que lado ir. Será que é possível amar duas pessoas ao mesmo tempo?

No saudoso seriado "Sex and the city", nossa querida Carrie estava namorando o bonzinho do Aidam, mas ainda sonhava com quem julgava ser seu grande amor, o Big. Na vida real, a professora Eliane S., de 37 anos, se identifica com a Carrie. "Me casei com o Aidam, mas ainda penso no Big", brinca ela, que diz amar o marido, um homem leal, prestativo e tranqüilo. Só que ela nunca deixou de pensar no ex, que acredita ser o verdadeiro homem da sua vida. "Sei que é difícil dizer isso, porque não sei de fato como seria um casamento com ele. Mas, no meu íntimo, gostaria de tentar e acho que um dia a vida ainda vai dar essa oportunidade para gente", diz.

“O coração bate por um, mas talvez fosse ter uma vida melhor com o outro”

Paixão - paixão de verdade - é difícil dividir por dois: ficamos em um estado de tanta urgência e encantamento que só conseguimos pensar em uma única pessoa. Mas parece que é possível amar duas pessoas ao mesmo tempo, sim. Bom, pelo menos é o que pensa a publicitária Alessandra P., de 30 anos. Ela só começou a namorar depois que seu ex, a quem sempre amou, se casou com outra. Só que agora ele se separou e o coração de Alessandra está aos pulos. "Amo meu atual namorado, que sempre foi maravilhoso comigo. Temos uma química inédita na minha vida e não saberia viver sem isso. Só que o meu ex não é e nem nunca será qualquer pessoa pra mim. Ele é especial e está livre por aí", diz ela, sem saber o que fazer.
 
O coração da jornalista Maria V., de 32 anos, estava dividido entre dois amores e ela não conseguia optar. "Acho que o ser humano tem isso, né? Não consegue abrir mão de um amor", teoriza Maria, que foi empurrando a situação com a barriga. Em outras palavras, saía com os dois, no estilo terça, quinta e sábado com um, e segunda, quarta e sexta com o outro. Adivinha! "Estava em um restaurante no maior love com um, quando o outro chega e nos vê juntos. Foi horrível", lembra ela. O rapaz que deu o flagra fingiu que nada tinha acontecido: não deu escândalo, nem tomou satisfação - pelo menos assim ela pôde continuar com o outro, que não percebeu nada. "Mas ficou uma situação chata. Me senti cafajeste", conta ela, que nunca conseguiu se explicar para um e acabou ficando com o outro.

Segundo Ailton Amélio, psicólogo especialista em relacionamento amoroso, autor de "O Mapa do Amor", é possível amar duas pessoas ao mesmo tempo, mas de formas diferentes. "Isso porque há vários tipos de amor como o Eros (mais ligado ao físico e muito intenso), o Estorge (um amor que nasce de uma amizade, baseado em companheirismo) e o Pragma (ligado a interesses econômicos ou sociais)", enumera o psicólogo, frisando que todos já passaram por uma experiência em que se viu amando duas pessoas. "O coração bate por um, mas talvez fosse ter uma vida melhor com o outro", exemplifica Alilton, lembrando que é improvável estar apaixonado por duas pessoas, mas que amar mais de um homem, realmente, pode acontecer. 
O que fazer? 
Se você está vivendo essa situação, o psicólogo sugere dar tempo ao tempo. "Deixar as idéias amadurecerem, já que parte do que sentimos está baseado em idealizações. Além disso, há uma dinâmica: uma das pessoas amadas pode agir de um forma inesperada ou deixar de gostar de você", explica o psicólogo, afirmando que um estilo de amor vai preponderar e a decisão vai ser tomada. É esperar o desfecho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário